terça-feira, 8 de maio de 2007

Pedras da calçada

Por falar em fascínio, coisas simples, coisas simples do quotidiano (repetição propositada),em repetições propositadas também, devo confessar que tenho um encanto particular pelas pedras da calçada. Sim, aquelas coisas simples que nos aparecem no caminho, no quotidiano e que podemos dizer que são uma espécie de repetição propositada... de pedras.
Simples, aos nossos olhos, porque construir os tapetes que pisamos, com elas, é uma arte. Tenho que confessar que já me dediquei a ver e a técnica é surpreendente: uma camada de areia fofa por baixo e vai-se colocando pedrinha a pedrinha com um pequeno martelo muito delidamente. Tudo orientado por fios que vão servindo de régua. E voilá(já pareço a B.R.), temos uma bela de uma calçada portuguesa. (Bem, aquela parte dos rendilhados e feitios é que me passa um bocadinho ao lado).
Técnicas à parte, gosto, aprecio e penso sobre elas, sobre quem passa por elas, as histórias que teriam para contar e claro sobre quem faz "chorar as pedras da calçada".
Humnn...acho que hoje acabo de completar um ciclo de confissões.Esta confissão acabou por me lembrar a confissão feita hoje à noite pela Catarina que confessou cada vez que passa na Rua Augusta olha os manequins e lembra-se do Mário Cesariny que, por sua vez, um dia confessou que passava por ali e falava com eles. Uoou...Aqui está um bom derivar de confissões - Inês>Catarina>Cesariny- parece-me bem!
Tudo isto, porquê? Porque estava a ver as fotos que a Ottávia enviou directamente de Napoles e que tirou nos dias que passou aqui em Lisboa. É como se,depois de lhe mostrar os sítios onde passo todos os dias, onde vivo, onde nasci e que fazem parte da minha historia, ao olhar as fotos, tivesse a ver como foram apreciados pelos seus olhos.Entre Torres de Belém, Braga, os Santuários e as flores do Jardim de Santa Bárbara, encontrei esta foto- só com as pedras da calçada. O que torna tudo mais engraçado é que nunca lhe falei sobre elas,nunca lhe tinha feito esta confissão.

2 comentários:

Anónimo disse...

confesso:gosto das tuas confissões.As simples e as complexas.Gosto do tua tua sonhadora loucura.Talvez porque nela reveja a minha:)xuac*

Inês Caridade disse...

xuac xuac baby hihihi =)