quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Over the rainbow

Tirei esta foto há semanas atrás. Desde que ouvi falar deste filme pela primeira vez, tive um bom feeling. Não sei se pelo actor principal ser Sean Penn, protagonista de um dos meus filmes preferidos. Não sei se pelo realizador ser Gus Van Sant, que abalou os meus dias com alguns dos seus filmes. Não sei se por Emile Hirsch ter uns óculos parecidos com os meus. Não sabia mas ontem percebi. Disseste que ia adorar. Comprovou-se.

Harvey Milk: My name is Harvey Milk. And I’m here to recruit you.

Milk é o melhor ensaio sobre a cegueira dos últimos tempos. Um encaixe perfeito entre guião e as imagens reais, onde até os tons entre a imagem documental e a produzida estão em harmonia. É uma representação que Sean Penn leva à exaustão. Bravo!  É impossível não ficar revoltado coma revolta dos que não têm culpa e ao perceber que a luta iniciada por Milk ainda hoje não acabou.

 Espero sempre que os actores se superem a cada filme mas acho que Penn, apesar do grande repertório que já carrega, fez um dos, se não o papel da sua vida. O restante elenco não lhe fica atrás. Não posso deixar de sublinhar a prestação de James Franco e Emile Hirsch. Gus Van Sant encarregou-se de tudo o resto e daqueles «pormaiores» que são muito dele, que somam a grandes filmes delicadezas como uma «manif» ao som de «Over the Rainbow». Tudo para explicar que a grandeza do discurso e da luta de Harvey Milk foi provar que tudo o que defendia já estava escrito em frases da lei e constituição americana.

Harvey Milk: I know you’re angry. I am angry.

1 comentário:

FQ disse...

told you so ;) ***