domingo, 16 de novembro de 2008

Quem tem medo de clichés?


Não há filme que não assente bem nas ruas de Paris. Não há personagens jovens, atraentes e irreverentes que não encaixem bem nos corpos mais que perfeitos de Louis Garrel, Michael Pitt e Eva Green. Juntamos aos lugares o tempo e temos «The Dreamers», o filme de Bernardo Bertolucci que encarrila num «h» maiúsculo e num minúsculo de história. Maio de 68 e a vivência de dois irmãos parisienses (Louis Garrel e Eva Green) e um amigo americano (Michael Pitt). A história que ora sai para as ruas, ora entra numa bolha de sabão: a casa dos pais de Théo e Isabele, que foram de férias e os deixaram entregues a todas as revoluções que estavam a acontecer nas suas vidas.
«Os miúdos de hoje, que tomam a sua liberdade como certa, não sabem que muito disso foi conquistado em 68». Bernardo Bertolucci
Ontem, tive o prazer de ir ao Estoril Film Festival ver a projecção de «The Dreamers» de Bernardo Bertolucci, antecedido por uma contextualização caricata de Louis Garrel e Michael Pitt.
«I love this film, it can hurt your career but i don’t care». Michael Pitt. Eu gostei deste filme, está cheio de clichés mas poderá o imaginário francês ser trazido à tela sem cigarros vermelhos? Afinal a palavra cliché é francesa e Paris arrepia-me!

Sem comentários: